O que é Análise Crítica
O que é Análise Crítica
No artigo de hoje, vamos falar sobre como o que é Análise Crítica e como fazer uma análise de qualidade.
Ao falarmos da Análise Crítica, automaticamente estaremos falando da NBR ISO 9001, que trata do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e dos seus componentes.
Assim, o SGQ tem como principal função auxiliar o gestor a encontrar e corrigir os processos que apresentam gargalos e tem impacto sobre os resultados, ou seja, na qualidade do produto ou serviço.
Nesse sentido, é importante dizer que a ISO 9001 é uma ferramenta para melhorar continuamente a sua organização, aumentar a satisfação dos cliente e assim, proporcionar a qualidade em todos os processos.
E é justamente aqui que aparece o conceito de Análise Crítica.
De acordo com a ISO 9001, os princípios da Gestão da Qualidade são o foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem no processo, melhoria, tomadas de decisão e gestão de relacionamento.
Dentro destes princípios, a Análise Crítica está voltada para o princípio da melhoria contínua, que é formado por processos de monitoramento, medição, análise e avaliação, como no proposto pelo Ciclo PDCA.
Assim, vamos falar sobre o que é a Análise Crítica e como aplicá-la em sua empresa?
O que é Análise Crítica?
Segundo a Norma ISO 9001, a Análise Crítica faz parte do processo de avaliação de desempenho.
Resumidamente, o processo de avaliação de desempenho é composto por quatro aspectos básico, que são o monitoramento, medição, análise e avaliação.
Assim, a Análise Crítica é feita pela Alta Direção, que por sua vez deve analisar o SGQ da organização, em intervalos planejados, para assegurar a melhoria contínua, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização.
Desta forma, a análise deve incluir a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade, incluindo a política da qualidade e os objetivos da qualidade.
Para a Análise Crítica, é importante que a organização avalie as entradas e saídas pertinentes ao Sistema de Gestão da Qualidade, para assim tomar as devidas providências.
Nesse sentido, as entradas correspondem aos seguintes itens:
- Resultados de auditorias;
- Feedback dos clientes;
- Desempenho de processo e conformidade dos produtos;
- Situação das ações preventivas e corretivas;
- Acompanhamento das ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção;
- Mudanças que possam afetar o SGQ;
- Recomendações para melhoria.
Quanto às saídas, podemos considerar os seguintes itens:
- Resultados obtidos durante as reuniões;
- Melhoria da eficácia do SGQ e dos processos;
- Melhoria dos produtos em relação à necessidade do cliente;
- Necessidade e demanda de recursos.
Agora que você já sabe o que é a Análise Crítica e os seus componentes, vamos descobrir como fazer a Análise em sua organização e no seu SGQ?
Como fazer a Análise Crítica?
Como já dissemos, a análise crítica deve ser feita pela alta direção, que deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, em intervalos planejados, para assegurar a sua pertinência, adequação e eficácia.
Desta forma, a norma ISO 9001 propõe que as entradas de análise crítica pela direção sejam planejadas e realizadas levando em consideração os seguintes aspectos:
- A situação de ações provenientes de análises anteriores;
- Mudanças de questões internas e externas que estejam relacionadas diretamente com o SGQ;
- Informações sobre o desempenho e eficácia do SGQ, incluindo tendências e aspectos relacionados à satisfação do cliente e feedback, assim os objetivos alcançados, desempenho do processo, não conformidades, resultados e desempenho;
- Suficiência de recursos;
- Eficácia das ações corretivas de riscos e oportunidades;
- Oportunidades de melhoria.
Assim, é importante que você analise também os resultados obtidos em ações de treinamentos, tal como atividades relacionadas à Gestão de Pessoas e Competências, pois na Gestão da Qualidade, as pessoas são um dos maiores ativos do processo.
Além das entradas, a norma ISO 9001 propõe que as saídas da análise crítica pela direção incluam decisões levando em consideração os seguintes aspectos:
- Oportunidades para melhoria;
- Quaisquer necessidades de mudanças no Sistema de Gestão da Qualidade;
- Necessidade de recursos.
É importante destacar que todo o processo de análise deve ser documentado como evidência dos resultados das análises realizadas pela Alta Direção.
Sendo assim, para aplicar a Análise Crítica em sua organização, de forma consistente e efetiva, é necessário que a Alta Direção participe de todo o processo, direcionando a equipe em direção à qualidade.
Entretanto, é importante dizer que um dos pontos mais importantes nesse direcionamento está na clareza da comunicação ao longo de todo o processo de gestão.
Como a Gestão da Qualidade envolve todos os colaboradores, um ruído na comunicação pode colocar todo o trabalho a perder, causando vários impactos nos processos.
Além disso, é importante que a Alta Direção receba abertamente o feedback dos colaboradores e dos clientes de forma aberta, fortalecendo a cultura do aprendizado.
Muitas vezes, a Alta Direção não consegue enxergar, de maneira prática, quais os gargalos e os impactos que eles tem na produção e na percepção dos clientes, que são aspectos muito importante para a qualidade.
Outro ponto muito importante é o momento pós análise. Após a análise, é importante propor ações para complementar a Gestão da Qualidade, sejam estas ações corretivas ou apenas melhorias.
Essas ações são muito importantes para o direcionamento da equipe, para que todos compreendam a realidade, e como proceder após o momento de análise, deixando claro que a análise não é o final do processo de melhoria contínua, mas apenas um dos passos para aprimorar o SGQ.
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